Página principal Notícias, Criptomoedas, Mineração
Tema do momento
26 de Fevereiro de 2018
399 399

A Bitmain, empresa privada chinesa que fabrica hardware para mineração de Bitcoin e gere operações de mineração, alcançou entre 3 e 4 bilhões de dólares de lucro no ano passado, de acordo com estimativas da Bernstein Research divulgadas na semana passada.

A Bitmain produz hardware especializado que executa as funções criptográficas que garantem a segurança das criptomoedas, incluindo da Bitcoin. De acordo com a CNBC, a Bernstein concluiu que a Bitmain ajustou o preço do seu hardware à medida que o preço da Bitcoin aumentava, impulsionando os seus lucros. A Bitmain foi pioneira na criação de chips especializados para a mineração de bitcoins, conhecidos como ASIC, e a Bernstein estima que detenha atualmente entre 70-80% de quota do mercado de hardware para mineração de Bitcoin.

A Bitmain também beneficiou diretamente do aumento de preço da Bitcoin (Bitcoin), que saltou para perto de 20 bilhões de dólares em dezembro passado. De acordo com dados recentes da Blockchain.info, as mining pools Antpool e BTC.com da Bitmain representam cerca de 40% do poder de computação da rede de servidores que mantêm e protegem a blockchain da Bitcoin. Os operadores desses servidores são recompensados intermitentemente com criptomoedas, embora a Bitmain não recolha todo o rendimento.

As mining pools são alianças de operadores de servidores que concordaram em partilhar as recompensas da mineração para garantir retornos mais estáveis. A Bitmain recolhe comissões em Bitcoin de operadores de servidores que se juntem às suas pools.

Entretanto, o preço da Bitcoin caiu para cerca de metade desde o seu pico em dezembro e as criptomoedas continuam amplamente voláteis — logo os lucros e o domínio da Bitmain estão longe de estar garantidos. Um particular risco para a empresa é o governo chinês, que tem vindo tomando passos firmes para restringir a atividade no país. No entanto, a Bitmain está “protegida” por aquilo que o relatório da Bernstein descreve como “ampla posição de caixa” — e no ano passado anunciou que estava diversificando a sua atividade, apostando também em chips para inteligência artificial.

Fonte: Fortune

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar