Página principal Notícias, Blockchain, Criptomoedas
Tema do momento
28 de Fevereiro de 2018
371 371

O JPMorgan Chase reconheceu que as criptomoedas, com tecnologia baseada na blockchain, são uma verdadeira ameaça para o seu futuro

No seu relatório anual, divulgado esta terça-feira, o banco considerou pela primeira vez as criptomoedas como a Bitcoin e a Ethereum “fatores de risco” para a sua atividade, reconhecendo as moedas digitais como novas formas de concorrência para os bancos.

“Tanto as instituições financeiras como as suas concorrentes não-bancárias enfrentam o risco do processamento de pagamentos e outros serviços poderem ser ‘perturbados’ por novas tecnologias, como as criptomoedas, que não exigem intermediação.” — Avançou o banco no relatório.

O banco acrescentou que as novas tecnologias já levaram a que o próprio investisse na adaptação ou modificação dos seus produtos para atrair e reter clientes e para competir com outras ofertas, tendência que se espera que continue.

“Concorrência contínua ou crescente poderá exercer pressão descendente ao nível dos preços e das comissões dos produtos e serviços do JPMorgan Chase ou poderá levar a que o JPMorgan Chase perca quota de mercado.” — De acordo com o relatório.

Ainda assim, o banco tem mostrado crescente apreciação pelo potencial transformador da tecnologia blockchain e das criptomoedas baseadas na mesma. No início deste mês, Umar Farooq, líder do banco ao nível de iniciativas na blockchain, avançou:

“As pessoas estão surpreendidas com a rapidez com que se espalhou como forma de resposta aos clientes e forma de pensar sobre os mesmos diferentemente.” — Afirmou Farooq no All Markets Summit da Yahoo Finance a 7 de fevereiro. “É bastante insano.”

Na semana seguinte o banco divulgou um relatório de pesquisa que se tornou conhecido como a “bíblia da Bitcoin” pela sua análise detalhada de um amplo espectro de questões que envolvem a criptomoeda dominante, bem como outras como a Ripple.

Avaliando as atuais apostas de bancos na blockchain e nas criptomoedas a análise do banco concluiu que “as oportunidades para os bancos usarem tecnologia blockchain para conduzirem a sua atividade poderão ter implicações de longo alcance no setor.”

Fonte: Fortune

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar