O empreendedor Elon Musk é a mais recente personalidade associada a burla relacionada com criptomoedas.
Os burlões se apresentam como celebridades no Twitter e afirmam estar oferecendo criptomoedas, como Bitcoin ou Ether, aos seus fãs. Apenas solicitam em troca o envio de uma pequena quantia de criptomoedas para qualificação para a oferta. No final, as vítimas nunca chegam a receber criptomoedas de volta.
Como funciona a burla?
Os burlões personificam celebridades bem conhecidas no Twitter copiando as suas fotos de perfil e escolhendo nomes de usuário muito parecidos com os das contas genuínas. De seguida, publicam respostas a tweets populares partilhados pela celebridade genuína — o que concede proeminência às suas mensagens no Twitter.
Normalmente solicitam o envio de pequenas quantias de criptomoedas por parte dos seus seguidores, prometendo o retorno de uma quantia maior.
Se trata de um golpe convincente pois à primeira vista parece que a celebridade respondeu ao seu próprio tweet. No entanto, é fácil detetar um perfil falso: não possui o crachá de verificação do Twitter, não tem seguidores e não tem publicações anteriores à publicação fraudulenta.