O preço da Bitcoin (Bitcoin: BITCOIN) voltou a cair abaixo dos 9 000 dólares esta manhã, pela primeira vez esta semana, no seguimento de várias notícias potencialmente preocupantes para o mercado de criptomoedas.
Em primeiro lugar, um texto de opinião de Christine Lagarde, diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), exortando reguladores à volta do mundo a apertarem o cerco ao potencial das criptomoedas para surgirem como “grande novo veículo para lavagem de dinheiro e financiamento de terrorismo.”
De seguida, um anúncio da Google em como irá proibir publicidade relacionada com criptomoedas ou Ofertas Iniciais de Moeda (ICO no original). Se relembra que a Facebook deu um passo semelhante no início deste ano — logo, os dois maiores atores do mundo da publicidade digital estão evitando o mercado de criptomoedas.
No momento de redação deste artigo o preço da Bitcoin registra variação de -3,90% nas últimas 24 horas, correspondendo a 8 773,49 dólares, de acordo com o Coinmarketcap (12h30 de Brasília).
Porém, nem tudo é negativo. Lagarde sugeriu, por exemplo, que a tecnologia blockchain subjacente às criptomoedas também poderá ser usada para fins de regulamentação:
“A tecnologia que permite transações globais instantâneas poderá ser usada para criar registros de informação […] juntamente com assinaturas digitais. Uma melhor utilização de dados pelos governos poderá também ajudar a libertar recursos para necessidades prioritárias e a reduzir a evasão fiscal, incluindo evasão relacionada com transações entre países.” — Escreveu.