Página principal Notícias, ICO, Criptomoedas
Tema do momento
17 de Outubro de 2018

A Europa está superando os Estados Unidos e a Ásia na corrida para se tornar a mais dominante região do mundo no que ao ecossistema das criptomoedas diz respeito.

Se destaca que até agora este ano as vendas de tokens (Ofertas Iniciais de Moeda ou ICO) na Europa ascenderam a 4,1 bilhões de dólares, bastante acima dos 2,6 bilhões de dólares registrados nos EUA e dos 2,3 bilhões de dólares reunidos na Ásia. O gráfico que se segue ilustra o domínio europeu.

Quais as razões por trás deste boom europeu? Conheça as conclusões de relatório da Fabric Ventures divulgado ontem.

Mais desenvolvedores

De acordo com a Stack Overflow a Europa abriga 5,5 milhões de desenvolvedores enquanto os EUA contam com 4,4 milhões — e as universidades europeias produzem o dobro de doutorados STEM (nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) em relação aos EUA. O talento técnico se encontra no espaço europeu, mas até ao crash de 2008 era a indústria bancária que atraía as maiores mentes. Porém, tal já não acontece. «Com esta onda que está democratizando o acesso ao capital, o talento técnico não tem de emigrar para os EUA para reunir capital de risco e criar empresas globais».

Regulamentação favorável

França «não irá perder a revolução blockchain» — foi o avançado recentemente pelo ministro da Economia francês Bruno Le Maire — e pretende se tornar um centro global para as ICO. A Suíça estabeleceu metas semelhantes e o Reino Unido criou uma task force focada no setor das criptomoedas. O relatório da Fabric Ventures avança que se verifica, de fato, competição quanto a qual o país que oferece «o ambiente regulatório mais favorável aos fundadores [de start-ups] e mais avançado para redes descentralizadas e respetivos ativos nativos.»

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar