Litecoin: guia para principiantes
Página principal Tutoriais, Altcoins, Criptomoedas
Tema do momento
28 de Julho de 2017

O que a distingue da Bitcoin?

De acordo com o site da Litecoin: “a Litecoin é uma moeda digital que permite pagamentos imediatos, peer-to-peer, com custo próximo de zero – a qualquer pessoa no mundo.” Se estiver familiarizado com a moeda digital Bitcoin, esta definição poderá não ser uma grande novidade. Isso porque a Litecoin se baseia na base de código de fonte aberta da Bitcoin – com algumas diferenças tecnológicas. A Litecoin (LTC/USD) nunca se destinou a substituir a Bitcoin (EXANTE: Bitcoin) mas sim a complementá-la. Este guia para principiantes deverá ajudar aqueles para quem a Litecoin é uma novidade a perceber as diferenças entre as duas moedas digitais.

Comparação

Os projetos com software de código aberto, como a Bitcoin, permitem que qualquer pessoa no mundo use o código original para incluir novas características ou recursos. O valor atribuído a cada moeda digital é determinado pela comunidade de adotantes que decide detê-la e usá-la. Apesar da Bitcoin ser atualmente a maior moeda digital em termos de capitalização de mercado, tal não significa que não haja espaço para outras moedas digitais coexistirem ou servirem um uso ou comunidade específica.

Charlie Lee, criador da Litecoin, pretendia modificar as regras da Bitcoin de uma forma que considerava benéfica. Especificamente, Charlie pretendia reduzir a quantidade de tempo necessário para confirmar uma nova transação bem como mudar o algoritmo de mineração da Bitcoin (a forma como novas moedas são geradas) para garantir que qualquer um podia participar na rede. O tempo de confirmação de uma transação com Bitcoin é de 10 minutos enquanto de Litcoin é de apenas 2,5 minutos. A Litecoin é capaz de processar um maior volume de transações graças a confirmações mais rápidas.

A mineração de Bitcoin usa o algoritmo SHA-256 que recorre a uso intensivo de processador enquanto a mineração de Litecoin usa scrypt, que recorre mais à utilização de memória. No início, podiam ser minadas bitcoins usando computadores regulares (CPU) e mais tarde computadores mais potentes (GPU). Agora, graças ao aumento da dificuldade de mineração criado pela concorrência dentro da rede, a única forma de a mineração ser rentável depois de contabilizados os custos com eletricidade e equipamento de mineração é através da utilização de Application Specific Integrated Circuits (ASIC) ou Circuitos Integrados de Aplicação Específica. São máquinas caras, criadas especificamente para mineração – que não podem ser usadas para mais nada. Uma vez que apenas algumas pessoas têm os recursos para comprar e usar ASIC, Charlie não pretendia que a mineração de Litecoin fosse dominada por ASIC. Assim, criou a Litecoin com um algoritmo de mineração mais intensivo em termos de memória para tornar a mineração de Litecoin mais acessível para todos.

Guia de mineração de bitcoins para principiantes

Futuro

Litecoin: guia para principiantes
Charlie Lee, criador da Litecoin

Um importante aspeto da Litecoin é que o seu criador, Charlie Lee, é publicamente conhecido e participa ativamente na comunidade de criptomoedas. Por sua vez, não é conhecida a identidade do criador da Bitcoin, Satoshi Nakamoto – que “desapareceu” desde a criação e não está disponível para fornecer orientação e liderança quanto à direção técnica da Bitcoin.

Atualmente, Charlie está levando a comunidade a apoiar a adição de uma atualização à Litecoin – Segregated Witness (SegWit) que Charlie e outros acreditam que irá criar as bases para implementação de inovações futuras. A SegWit é essencialmente uma alteração ao nível do formato dos dados de transação que exige menos espaço de armazenamento. Essa atualização permitirá adicionar inovações como Lightning Networks (LN) – o que significa que nem todas as transações terão de seguir pela blockchain. Esta atualização é aplicável à Bitcoin e Litecoin. No caso da Bitcoin é necessário que 95% dos mineiros afirmem estar de acordo com a SegWit para que a ativação tenha lugar, enquanto que a Litecoin precisa apenas de 75% de “aprovação”. Este nível de consenso e um fundador ativo significam que será mais fácil para a Litecoin avançar com essa mudança.

Blockchain: glossário de A a Z

Charlie escreveu uma carta à comunidade de mineração de Litecoin solicitando apoio ao SegWit. Um dos benefícios das moedas descentralizadas é que o criador não pode implementar coisas por si próprio. No entanto, há mais-valias de ter um líder guiando o progresso tecnológico na comunidade, especialmente em alturas em que é claro que é necessária uma mudança – ou quando se verifica um grande desacordo. A parte emocionante é que a Bitcoin pode aproveitar para ver como correm as mudanças com a Litecoin.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar