Como escolher uma ICO: instruções para investidores
Página principal Tutoriais, ICO, Criptomoedas
Tema do momento
4 de Agosto de 2017

ICO, Initial Coin Offering ou Oferta Inicial de Moeda, o novo método das start-ups para reunir fundos

Graças à enorme expansão da tecnologia blockchain, as start-ups encontraram uma nova forma de reunir capital: a Oferta Inicial de Moeda (Initial Coin Offering ou ICO na sigla original). Numa ICO, a empresa em questão oferece a sua própria criptomoeda (tokens) a uma ampla gama de investidores para financiar o seu projeto.

Ao contrário do que se verifica com a compra de ações – em que o investidor adquire participação na empresa – os direitos que as criptomoedas conferem aos seus titulares podem variar consoante a ICO. Na maioria dos casos, o comprador tem direito a uma parte dos lucros do projeto ou da moeda.

Porém, o auge das criptomoedas deu também lugar à aparição de manobras fraudulentas. Assim, como investir em uma ICO (numastart-up/projeto) sem perder dinheiro?

Avaliação do site

A parte visível de uma ICO é o seu site, valendo a pena dar uma vista de olhos. Neste âmbito os sites costumam avançar informação sobre o projeto a ser financiado – partilhando também dados de contato dos criadores e disponibilizando a aquisição de moedas.

White Paper

O mais importante: estudar o White Paper (livro branco) do projeto. O White Paper deve revelar a essência do projeto, desde o conceito geral até detalhes técnicos. Deve explicar de forma clara e precisa os objetivos do plano de negócios, clarificar quais os principais mercados do produto e identificar as etapas de financiamento. Os objetivos do projeto devem ser lógicos e alcançáveis.

É bom sinal quando o White Paper inclui parte do código e detalhes técnicos do projeto.

Como escolher uma ICO: instruções para investidores
Parte do White Paper da ICO da GNOSIS

Bom sinal: o White Paper acima apresentado inclui um diagrama da plataforma de trabalho e uma ligação para o repositório de código.

Mau sinal: redação turva e abuso evidente de terminologia técnica.

Como escolher uma ICO: instruções para investidores
Parte do White Paper da ICO da deClouds

Mau sinal: o White Paper acima apresentado não avança muitos detalhes sobre o funcionamento da plataforma. No final, o projeto se mostrou fraudulento, tendo furtado ao redor de 300 bitcoins aos indivíduos que investiram no mesmo.

Equipe do projeto

Cerca de metade do sucesso de um projeto depende da equipe (de uma boa equipe) sendo importante que o site ofereça informação sobre os respetivos membros – bem como dados de contato. Será ainda melhor se a equipe (ou pelo menos alguns dos membros) tiver sido bem-sucedida em outros projetos.

Bom sinal: no exemplo acima aparece o nome, informação de contato e uma breve biografia de cada membro da equipe da ICONOMI. Alguns dos mesmos participaram previamente em projetos relacionados – que foram bem-sucedidos.

Como escolher uma ICO: instruções para investidores
Projeto Karbon

Mau sinal: neste exemplo, averiguar algo sobre os seus criadores parece tarefa impossível.

Roteiro

Os sites fiáveis contêm um roteiro onde aparecem refletidas as fases de financiamento do projeto e as tarefas necessárias para o levar a cabo. Aqui é necessário prestar atenção: as tarefas do roteiro se relacionam com os objetivos gerais do projeto – e podem ser implementadas nos prazos previstos?

Como escolher uma ICO: instruções para investidores
Roteiro detalhado da ICO da GNOSIS

Bom sinal: neste roteiro são apresentadas as etapas e as datas do projeto e a informação se relaciona com o White Paper. Atenção: se os criadores prometem algo incrível em curto espaço de tempo tenha cuidado.

Como escolher uma ICO: instruções para investidores
Roteiro da ICO do Karbon

Mau sinal: este roteiro não avança detalhes sobre a plataforma de desenvolvimento. Por outro lado, os autores afirmam que têm uma versão beta do aplicativo – no entanto, essa informação não é apoiada por detalhes acerca do seu trabalho, nem pela presença de ligação para repositório de código.

Depois de estudar todo o material deve avaliar se a equipe é capaz de justificar o uso de blockchain no projeto. Se não for claro como o produto final beneficiará da tecnologia – nomeadamente para superar a concorrência – então poderá não ser boa ideia investir nessa ICO.

Moedas

Se confia na empresa e viabilidade do projeto, pode seguir em frente com análise das próprias moedas.

Pergunta-chave: qual será o valor da moeda depois da ICO?

Deve analisar o que vai realmente comprar. Não serão ações da empresa mas poderá ser parte dos rendimentos, alguns benefícios na hora de usar a plataforma ou uma moeda interna da plataforma.

Um aspeto positivo é o fato de não haver inflação: o projeto não irá emitir novas moedas depois da ICO.

Mais: a distribuição de moedas também é importante. Os projetos viáveis avançam normalmente 70-80% das moedas para os investidores e 20-30% para a equipe.

Checklist

Para determinar a legitimidade de uma ICO não basta bom senso e uma vista de olhos. Deve entender sempre o que está comprando. Claro, nem todos os investimentos em ICO corresponderão a elevados rendimentos – mas se conseguir responder afirmativamente às cinco questões que se seguem sobre determinado projeto, as possibilidade de êxito serão mais elevadas.

  • O White Paper inclui todas as metas e informação técnica necessária?
  • Os objetivos são realistas?
  • A equipe tem uma boa reputação no mundo da tecnologia blockchain?
  • O roteiro parece realista?
  • As moedas terão algum valor após a ICO?
Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar