Guia passo-a-passo para a compra de ZCash
Página principal Tutoriais, Investimento em criptomoedas, Criptomoedas
Tema do momento
10 de Outubro de 2017

A ZCash é uma criptomoeda que veio solucionar uma falha da Bitcoin: a rastreabilidade (relembramos que a Bitcoin não é totalmente anônima)

A ZCash (ZEC) é uma moeda digital com uma caraterística singular – que a distingue amplamente da Bitcoin e de outras criptomoedas: as transações em torno da mesma são completamente privadas. Isso significa que tanto o destinatário (de determinada transação) como o valor envolvido na mesma são privados – os dados são apenas conhecidos pelo remetente e pelo destinatário.

Curioso, certo? Porém, é provável que questione o seguinte: se as quantias envolvidas não são públicas, como poderei saber se estão sendo emitidas novas moedas (tokens) da criptomoeda (inflacionando a quantidade de moedas existentes e reduzindo o seu valor)?

A resposta: provas de conhecimento zero (zero-knowledge proofs) ou zk-SNARK, que permitem que prove que tem conhecimento de algo sem partilhar informação quanto ao mesmo. São usadas com a ZCash para provar que uma transação é válida e não cria novas moedas – sem partilhar informação sobre quantias e destinatários.

Descubra mais sobre a ZCash nos parágrafos que se seguem – estando ciente do que a distingue: pesquisas sugerem que o seu anonimato é significativamente mais forte do que o assegurado por outras criptomoedas (e respetivas blockchains) amplamente focadas na privacidade dos usuários e transações – como a Dash ou a Monero.

Como nasceu a ZCash

A ZCash não passou por uma ICO, Oferta Inicial de Moeda na sigla original, como outras altcoins – e a sua distribuição funciona de forma semelhante à da Bitcoin: através de mineração.

A cada 2,5 minutos (em média) um bloco de ZCash cria 12,5 novos tokens ZEC – o que representa até 50 novas moedas a cada 10 minutos em média, tal como o experienciado pela Bitcoin nos seus primeiros quatro anos. Também como com a Bitcoin, a cada quatro anos a recompensa por bloco será reduzida para metade (se prevendo um total máximo de 21 milhões de ZCash criadas).

Como comprar ZCash?

1. Obter uma carteira de ZCash

Comece por obter uma carteira de ZCash. Há carteiras para desktop e para dispositivos móveis.

Para desktop pode baixar a carteira oficial da ZCash (para Mac ou Windows). Assim que a instalar pode usá-la logo mas não será capaz de ver transações até esta sincronizar durante uma noite ou mais, consoante a sua ligação à internet.

Depois de instalar a carteira vá até ao separador Own addresses (Endereços próprios), clique com o botão direito do mouse no endereço criado para você e clique em Obtain private key (Obter chave privada).

A sua chave privada será apresentada no ecrã – acompanhada pela mensagem de que foi copiada para a sua área de transferência.

Guarde estes dados (chave privada) com cuidado e segurança, preferencialmente em papel. Se lembre: se perder os dados perderá o acesso ao seu dinheiro (ninguém poderá ajudá-lo nessa situação) e qualquer pessoa que tenha acesso aos seus dados poderá controlar o seu dinheiro.

Como armazenar bitcoins

De seguida, clique duas vezes no endereço público em Own addresses para copiá-lo. O mantenha em um local acessível.

Esse endereço será necessário para transferir ZCash de plataformas para a sua carteira.

Começa com um “t” – da mesma forma que os endereços de Bitcoin geralmente começam com um “1” ou um “3”.

Analisemos agora como manter o seu ZCash em dispositivos móveis com a carteira móvel Coinomi MultiWallet.

Para deter ZCash na sua carteira Coinomi terá de instalar o respetivo aplicativo no seu dispositivo Android (o aplicativo para iOS está sendo criado).

Depois de baixar o aplicativo clique em Create a new wallet (Criar uma carteira nova). Aponte a frase-senha partilhada e continue o processo digitando-a novamente no aplicativo. Garanta, uma vez mais, que guardou os dados corretamente. Encontra, de seguida, um menu (do lado esquerdo) com todos os ativos que selecionou. Selecione ZCash e deslize para a direita para alcançar o separador Receive (Receber).

Se trata do endereço que utilizará para enviar ZCash de plataformas para a sua carteira.

2. Encontrar uma plataforma/bolsa que suporte ZCash

Aceda à plataforma Kraken e crie uma conta/se registre. De seguida espreite a caixa de entrada do seu e-mail e consulte o e-mail de confirmação de registro.

Procure o separador Get Verified (Ser Verificado) para que a sua conta seja aprovada e possa depositar fundos na mesma. Esse separador tem também todos os detalhes sobre diferentes níveis de verificação, que documentos são exigidos e que limitações existem em termos de saque de fundos.

Será notificado por e-mail quando a verificação terminar. Pode financiar a sua conta de seguida – com Bitcoin ou moeda tradicional.

Conta financiada? Vá, de seguida, ao separador Trade (Negociação) e procure o par de negociação que vá ao encontro da forma como financiou a sua conta – procure ZEC para ZEC/XBT se tiver financiado a sua conta com Bitcoin, por exemplo.

De seguida procure o separador New Order (Nova Ordem), altere o tipo de ordem de Limit (Limite) para Order (Ordem), escolha quantas ZEC quer comprar e pressione Buy (Comprar).

Verifique os detalhes da sua ordem – garanta que se encontram corretos. Se estiver tudo bem clique Submit Order (Submeter Ordem).

Parabéns! Acabou de comprar ZCash. Agora só tem de transferir para a sua carteira a quantia que comprou para ter controle total sobre a mesma.

3. Sacar os seus tokens

Vá até ao separador Funding (Financiamento) e depois: Withdraw > ZCash > Add New Address (Sacar > ZCash > Adicionar Novo Endereço).

Irá receber um e-mail para aprovar o recém-adicionado endereço como o seu endereço de saque. Volte a verificar se o endereço está correto.

De seguida volte a Funding > Withdraw > ZEC (Financiamento > Sacar > ZEC) e escolha o endereço que acrescentou do menu suspenso. Preencha o valor e clique Review Withdrawal (Rever Saque). Se certifique de que todos os detalhes estão corretos. Se estiverem clique Approve (Aprovar).

Está feito!

Dentro de alguns minutos a Kraken irá enviar as suas ZCash para o seu endereço – unicamente sob o seu controle. É agora o orgulhoso detentor de ZCash.

Pode rastrear o seu endereço em qualquer explorador de blocos que rastreie a blockchain de ZCash como o ZCha.in – basta colar o seu endereço no separador de busca.

Outras formas de comprar ZCash

Há plataformas instantâneas mais simples, como a Shapeshift e a Changelly, que também pode usar para comprar ZCash. Poderá pagar uma comissão mais elevada mas o processo é muito mais fácil e não exige verificação de identidade.

Na Shapeshift só precisa de escolher ZCash, selecionar a Bitcoin como a moeda que está cambiando e clicar Continue (Continuar).

Coloque o seu endereço ZCash, verifique a taxa obtida, assinale I agree to terms (Concordo com os termos) e clique em Start transaction (Iniciar transação).

A página seguinte apresenta o estado da transação e os limites máximo e mínimo que pode transacionar de uma vez. Apenas tem de enviar bitcoins para o endereço gerado.

Pode repetir este processo as vezes que quiser e trocar o que quiser. Dentro de alguns minutos receberá a quantia de ZCash comprada no seu endereço.

É também possível um processo muito semelhante através da Changelly, que funciona da mesma forma. Verifique qual das plataformas concede uma taxa melhor para a quantia que pretende.

Fonte: 99Bitcoins

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar