O que são cartões de débito de criptomoedas?
MorozkiArt
Página principal Tutoriais, Bitcoin, Criptomoedas
Tema do momento
27 de Outubro de 2017

Saiba como os cartões de débito de criptomoedas poderão mudar o mundo das criptomoedas e as transações do dia a dia

As criptomoedas têm realizado grandes avanços no que diz respeito à sua base de usuários e popularidade à volta do mundo. Na última década, o número de criptomoedas negociadas ativamente disparou, com dezenas de novas moedas chegando aos mercados e plataformas de câmbio a cada ano.

Além desse crescimento se verificou aumento massivo da capitalização de mercado das criptomoedas – bem como aumento significativo do número de usuários comprando, vendendo e trocando moedas digitais. Porém, as criptomoedas ainda têm caminho para desbravar em termos de transações “no mundo real”.

Até agora a maioria das transações com criptomoedas teve lugar virtualmente – sem moedas ou cartões tangíveis. A ideia de entrar em uma loja e pagar algo com Bitcoin diretamente, tão facilmente como se paga com métodos de pagamento tradicionais, ainda não tem uma implementação prática.

Porém, com o advento de cartões de débito de criptomoedas as moedas digitais poderão passar sendo usadas em transações básicas do dia a dia.

Conceito

O conceito por detrás de um cartão de débito de uma criptomoeda é bastante simples. Surgem como cartões de plástico, tangíveis, com aparência semelhante à dos cartões de débito ou de crédito standard. Só isso poderá ser incentivo suficiente para muitos potenciais usuários.

Os cartões de débito de criptomoedas são desenvolvidos com um propósito: permitir a utilização de moedas digitais em compras do dia a dia. Até à data os usuários se têm visto obrigados a converter as suas moedas digitais em dinheiro “tradicional” antes da respetiva utilização em transações rotineiras.

Os cartões de débito de criptomoedas, sendo usados como os cartões de débito “tradicionais”, asseguram uma forma de circundar esse problema.

Cartões de débito vs. Terminais de pontos de venda

Os defensores das criptomoedas têm sugerido duas soluções para lidar com a questão das transações no mundo real: os acima referidos cartões de débito e os terminais de pontos de venda. Os terminais de pontos de venda surgem como equipamento (instalado em estabelecimentos comerciais) capaz de interagir com os dispositivos móveis dos clientes – ou seja, com os aplicativos-carteiras de criptomoedas dos clientes.

Embora se trate de uma solução cómoda para o cliente, a mesma exige iniciativa e despesa extra por parte do proprietário do estabelecimento, o que torna difícil a sua multiplicação em escala. Por outro lado, os cartões de débito de criptomoedas – a serem “recarregados” periodicamente – tirarão partido da já existente infraestrutura para cartões de débito e crédito por todo o mundo, sem mais despesas para ninguém.

Se os cartões de débito de criptomoedas puderem ser usados livremente onde os principais cartões de débito e crédito do mundo já são usados, não haverá necessidade de iniciativas ou despesas adicionais por parte dos proprietários de estabelecimentos comerciais.

Até agora, os primeiros protótipos de cartões de criptomoedas têm correspondido a cartões pré-pagos ou de débito (de acordo com o Cointelegraph há várias empresas envolvidas no seu lançamento). Como as criptomoedas em si têm vindo melhorando continuamente – no que diz respeito a comissões, tempo de processamento e acessibilidade – é provável que os cartões de débito de criptomoedas se tornem populares também.

Fonte: Investopedia

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar