O que são e como funcionam os oráculos de blockchain
Página principal Tutoriais, Blockchain
Tema do momento
6 de Dezembro de 2017

Saiba o que são oráculos de blockchain e entenda a sua importância para os contratos inteligentes

“Oráculo” soa a algo mitológico – e, de certa forma, não é um pensamento errado. São diversos os mitos e tradições antigas que avançam que no passado as pessoas se voltavam para oráculos para informação “que fosse além da sua compreensão” – nomeadamente para a tomada de decisões.

Tal como o experienciado antigamente, as blockchains – como da Bitcoin (Bitcoin) e da Ethereum (ETH/USD) – não têm acesso direto a informação de fora da cadeia de blocos, não existindo uma forma direta para validar as condições em que contratos inteligentes se baseiam. Um oráculo funciona, assim, como tradutor da informação fornecida por uma plataforma externa – como uma ponte entre o mundo real e a blockchain, fornecendo dados para contratos inteligentes.

Os oráculos surgem, assim, como a única forma de contratos inteligentes interagirem com dados de fora do ambiente da blockchain. Fornecem os dados necessários para que sejam executados contratos inteligentes quando os termos originais dos mesmos forem observados. Os termos – ou condições – podem estar associados ao contrato inteligente – a conclusão de um pagamento, uma alteração de preço, entre outros.

Contratos inteligentes: guia para principiantes

Quão importantes são os oráculos?

Os oráculos são radicalmente importantes uma vez que os contratos inteligentes não podem funcionar sem fontes de dados. Sem acesso a fontes de informação os contratos inteligentes ficam resumidos a uma pequena fração do seu potencial.

No entanto, com estes sistemas os contratos inteligentes têm aplicação em praticamente todas as áreas do mundo real. Assim que os dados chegam à blockchain, a informação pode ser usada para executar os contratos. O desenvolvimento desta tecnologia poderá revolucionar os mais diversos setores.

Porque não podem os aplicativos descentralizados comunicar com o mundo real sem oráculos?

Existe uma diferença fundamental de formatos. A blockchain é determinista, o que significa que é o reflexo de uma série específica de eventos que ocorrem uns após os outros em ordem sequencial – séries de transações. Aceder a informação fora da cadeia de blocos violaria a sequência. Este aspeto da blockchain lhe concede imutabilidade mas reduz a sua flexibilidade.

O mundo fora da cadeia de blocos, porém, é não determinista, o que significa que não existe registro dos eventos na sequência específica em que ocorreram – o que cria problemas de transparência. Os dados podem ser gerados e usados em qualquer momento, fornecendo maior flexibilidade mas tornando difícil a comunicação com a blockchain.

Esta distinção fundamental torna os dois mundos incompatíveis entre si por padrão – e apenas a presença de um oráculo pode tornar a comunicação entre ambos, nos dois sentidos, possível.

Que desenvolvimentos ocorreram recentemente?

Os desenvolvedores focados na tecnologia blockchain têm realizado progressos constantes para melhor integrar a blockchain no mundo exterior. Uma vez que os oráculos são também contratos inteligentes (projetados para interagir com a blockchain fornecendo dados necessários) exigem desenvolvedores com conhecimentos além-blockchain.

A recente e profunda necessidade de dados externos à blockchain deu origem a novos e interessantes desenvolvimentos no setor. Os oráculos permitem, por exemplo, a ligação de uma blockchain a qualquer API existente, pagamentos a partir da blockchain com recurso a redes tradicionais e ligações entre contratos inteligentes e outras blockchains.

Que empresas estão na vanguarda do desenvolvimento de oráculos?

A procura por este modelo de software altamente especializado está crescendo depressa.

O mercado é liderado por várias empresas ativas no desenvolvimento de oráculos. A Oraclize tem sido líder da indústria e outras start-ups como a ChainLink e a Blocksense estão também buscando o seu espaço no mercado. Também empresas de grande escala (IBM e Microsoft) estão acompanhando o potencial dos oráculos e desenvolvendo plataformas relacionadas.

Que tendências podemos esperar no futuro?

À medida que o interesse por contratos inteligentes aumenta também a necessidade de novas estruturas de oráculo irá aumentar – como enquadramento estrutural que torna os contratos inteligentes possíveis. Tal irá conduzir a crescente investimento no setor. Novas inovações irão tornar a comunicação blockchain-rede mais simples e elegante.

Uma das mais prováveis tendências no futuro será o desenvolvimento de uma plataforma integrada para comunicação entre a blockchain e o mundo exterior. Ferramentas e interfaces estandardizadas irão tornar mais fácil a utilização de blockchains por parte de desenvolvedores e usuários. Isso significa que é provável que se venha a observar forte concorrência entre múltiplos fornecedores – até um ou vários alcançarem reconhecimento generalizado.

Fonte: Cointelegraph

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar