Guia passo-a-passo para a compra de Cardano
Página principal Tutoriais, Altcoins
Tema do momento
12 de Fevereiro de 2018

Conheça a Cardano, uma das criptomoedas com maior capitalização de mercado, e saiba como comprá-la

A Cardano é uma criptomoeda de fonte aberta, descentralizada, que faz hoje parte das dez maiores criptomoedas do mundo por capitalização de mercado — estatuto que alcançou aparentemente “do nada”. Se trata de um projeto relativamente recente: teve início em 2015 mas só se tornou disponível para negociação no outono de 2017.

Como tal, se encontra ainda em estágios iniciais, sem produto de trabalho ainda. Assim, o que a tornou um investimento tão popular com uma capitalização de mercado que já chegou a exceder os 30 bilhões de dólares? Saiba mais sobre a Cardano nos parágrafos que se seguem — e saiba como comprá-la nos pontos seguintes.

Em que consiste a Cardano?

A Cardano é um projeto único na medida em que surge como esforço distinto para mudar a forma como as criptomoedas são desenvolvidas. De fato, não foi avançado qualquer White Paper ou road map nas fases iniciais do projeto. Em vez disso, foi partilhado um conjunto de princípios e práticas. A Cardano segue uma abordagem científica e isso se reflete na sua equipe, constituída por engenheiros e investigadores acadêmicos.

A equipe da Cardano está desenvolvendo uma plataforma de contratos inteligentes com características avançadas. O objetivo passa por criar uma criptomoeda que detenha os melhores recursos de diferentes projetos existentes. A plataforma está sendo construída em camadas, o que irá permitir atualizações mais fáceis. Uma das camadas irá lidar com contratos inteligentes — e a Cardano irá também gerir aplicativos descentralizados (dapps).

A primeira utilização oficial da Cardano foi anunciada em dezembro de 2017: foram armazenados e verificados diplomas de alunos de grego na sua blockchain.

Como comprar Cardano em três passos

1. Escolher uma carteira compatível com Cardano

A Cardano é um projeto jovem — ainda em desenvolvimento. Por essa razão, são poucas as carteiras disponíveis para armazenar o token da Cardano, ADA.

Carteiras para desktop

A única carteira disponível para desktop é a Daedalus. Pode ser descarregada a partir do site oficial. É uma carteira de criptomoedas de fonte aberta. Tem como objetivo crescer com a comunidade, se tornando uma carteira universal e uma plataforma e loja de aplicativos. A carteira Daedalus está disponível para Windows, Mac e Linux. As carteiras para dekstop tendem a ser mais seguras do que as carteiras online, mas também estão vulneráveis a malware.

Carteiras em versão hardware

Uma carteira em versão hardware é uma ótima opção para armazenar criptomoedas uma vez que se encontra offline e mais protegida de vírus e malware. Embora ainda não seja possível armazenar ADA nas atuais carteiras em hardware existentes, se acredita que a Nano S da Ledger terá essa opção em breve.

Carteiras online

Não existe, atualmente, uma carteira online que permita armazenar ADA. Como tal, não vale a pena descarregar carteiras que afirmem armazenar Cardano — serão quase certamente um esquema fraudulento. Apesar das carteiras online oferecerem bastante conveniência ao usuário (podem ser consultadas a qualquer momento e a partir de qualquer lugar com uma ligação à internet) surgem como um dos tipos de carteiras menos seguras.

Carteiras para dispositivos móveis

Os engenheiros da Cardano estão atualmente desenhando e criando uma carteira móvel para Android e iOS. Tal irá fornecer aos usuários a conveniência de verificar saldos e de realizar transferências on the go. Embora possa encontrar algumas carteiras para dispositivos móveis no Google Play e na App Store, nenhuma é ainda fiável o suficiente.

2. Comprar Cardano em uma plataforma

Uma vez que a Cardano só se tornou disponível para câmbio em outubro de 2017 não existem muitas plataformas que possibilitem a respetiva aquisição, apenas as seguintes.

Comprar Cardano na Binance

É incrível pensar que a Binance só foi lançada em 2017. Em um curto espaço de tempo esta plataforma de câmbio de criptomoedas baseada em Xangai se tornou uma das mais populares. Na Binance consegue encontrar dezenas de criptomoedas, incluindo ADA — par com BTC e ETH. Infelizmente, não existe opção de pagamento com moeda “normal” mas a plataforma é fácil de usar, com taxas baixas em comparação com outras.

Comprar Cardano na Bittrex

Lançada em 2014, a Bittrex é uma plataforma de câmbio de criptomoedas com um grande número de criptomoedas listadas. Na Bittrex pode comprar ADA em troca por BTC ou USDT. Tal como com a Binance não existe a opção de depósito em dinheiro. Assim, a menos que já tenha BTC ou USDT, terá de comprar uma destas moedas em outra plataforma usando um método de pagamento diferente (transferência bancária, cartão de crédito, etc.) antes de transferir para a Bittrex.

Comprar Cardano na Coinnest

Embora a Coinnest tenha a Cardano listada é pouco provável que utilize esta plataforma de criptomoedas em particular a menos que se encontre na Coreia do Sul — uma vez que apenas oferece par com KRW. Além de ter baixo volume de negociação em comparação com a Binance e a Bittrex, pouco é sabido sobre a Coinnest. Se aconselha precaução.

Comprar Cardano com dinheiro

Não existe atualmente forma de comprar Cardano com dinheiro. Poderá comprar Bitcoin com dinheiro e depois trocar as suas bitcoins por Cardano em uma das plataformas de câmbio de criptomoedas listadas acima (ou através da Changelly).

Comprar Cardano com cartão de crédito

Embora ainda não possa comprar Cardano diretamente com cartão de crédito ou de débito há formas através das quais pode comprar criptomoedas através deste método de pagamento antes de trocá-las por ADA. Uma das formas mais fáceis de fazê-lo é com a Coinbase. O registro é rápido e fácil e pode ter Bitcoin ou Ethereum numa questão de minutos. Pode, de seguida, transferir as criptomoedas para uma plataforma que liste Cardano e proceder à troca.

Como comprar Cardano com PayPal

Tal como se passa com a compra a dinheiro ou cartão de crédito ainda não é possível comprar Cardano com PayPal. Se espera que venham a existir mais opções no futuro com a popularidade das criptomoedas aumentando. O que pode fazer atualmente é ir até LocalBitcoins ou VirWOX, que permitem a compra de Bitcoin via PayPal. De seguida, só precisa de transferir as suas Bitcoin para uma plataforma de criptomoedas que liste Cardano.

3. Transferir as suas ADA para a sua carteira de criptomoedas

É aconselhada a transferência de criptomoedas para uma carteira logo após a aquisição, para que se detenha controle total sobre as mesmas. No entanto, não são muitas as carteiras compatíveis com Cardano de momento, como referido anteriormente, e a carteira Daedalus só está disponível para desktop. Se conseguir instalar, será melhor transferir as suas criptomoedas para a mesma. Se não conseguir, terá de deixá-las na plataforma. Se certifique de que protege a sua conta corretamente.

Conclusão

A Cardano é uma criptomoeda que tem experienciado aumento de popularidade. Embora ainda se encontre em um estágio muito precoce, o projeto se mostra promissor e os seus tokens deverão se tornar mais fáceis de comprar, vender e armazenar com a criptomoeda gozando de mais ampla adoção.

Fonte: 99bitcoins

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar