BAT, a criptomoeda que quer melhorar a eficiência da publicidade digital
Página principal Tutoriais, Altcoins
Tema do momento
8 de Março de 2018

Diversas empresas têm procurado solucionar problemáticas antigas com a inovação proporcionada pela tecnologia blockchain e pelas criptomoedas. A Basic Attention Token (BAT), criptomoeda, é um exemplo disso. O seu desenvolvimento está a cargo do criador do JavaScript e de um cofundador da Mozilla e do Firefox — e tem como objetivo melhorar a eficiência da publicidade digital.

Basic Attention Token

A Basic Attention Token (BAT/USD) está baseada na blockchain da Ethereum e recorre a um navegador especializado chamado Brave. Os seus tokens podem ser usados como moeda de troca na plataforma Brave e para obtenção de vários serviços de publicidade. Foi desenhada para ser trocada entre usuários, anunciantes e editores e se baseia em um conceito incomum — embora crítico para empresas de publicidade operando na era digital: a atenção do usuário.

Os criadores da BAT procuram revolucionar a forma como a publicidade é conduzida na era digital. Consideram que as tendências atuais prejudicam os usuários, editores e anunciantes. Os usuários, além de inundados por publicidade, estão sujeitos a malware cada vez mais agressivo. Os editores (aparte da Google e Facebook) não veem aumento de receitas — e os anunciantes carecem de métodos e de informação para segmentação do seu conteúdo.

Os indivíduos por trás do desenvolvimento da BAT acreditam que ao supervisionarem a forma como os usuários interagem com conteúdo publicitário digital, e ao armazenarem essa informação em uma blockchain, serão capazes de melhorar a experiência de publicidade digital para os três grupos mencionados. Os usuários poderão experienciar menos publicidade e mais conteúdo apropriado aos seus gostos. Os editores irão encontrar novas fontes de receita e os anunciantes serão capazes de segmentar os seus usuários com base nas respetivas preferências e interesses — e também serão capazes de evitar fraudes de forma mais eficiente.

Brave, um navegador centrado na privacidade

A BAT recorre ao navegador Brave. O Brave é um navegador de fonte aberta, centrado na privacidade e desenhado para bloquear rastreadores e malware. Usa a tecnologia blockchain para monitorizar de forma anônima e segura a atenção do usuário, o que se traduz por recompensas para os editores.

A atenção do usuário — ou seja, o seu interesse por conteúdo digital como anúncios — fica registrada através do Brave. A equipe de desenvolvimento da BAT avança que os dados privados dos usuários (e a informação de rastreamento) apenas ficam armazenados no dispositivo do mesmo, o que assegura o anonimato e privacidade.

Os editores de anúncios digitais são recompensados pela atenção do usuário com Basic Attention Token. Quanto mais eficiente for o seu conteúdo gerando atenção do usuário, maior se torna a receita. Ao mesmo tempo, os anunciantes recebem melhor retorno sobre o investimento. O Brave também usa dados quanto à atenção do usuário para ajudar os anunciantes com a segmentação de conteúdo e redução de fraudes.

A BAT é a criptomoeda que facilita todo o processo.

Está ligada ao valor da atenção: o seu sistema quantifica e monetiza a atenção do usuário em relação à publicidade digital. Entretanto, o Brave também ajuda a combinar anúncios com clientes com base em algoritmos (aprendizagem de máquinas) que determinam os interesses dos últimos.

Os usuários do navegador Brave também são recompensados com BAT pela sua participação no projeto. Os tokens BAT podem ser trocados por vários serviços na plataforma bem como por conteúdo premium selecionado. No entanto, os editores recebem a maior parte da receita publicitária, de acordo com o site da BAT.

Antecipando preocupações quanto a fraudes e questões de privacidade, os desenvolvedores do Brave e da BAT criaram medidas de segurança no navegador e no sistema do token digital. Os desenvolvedores indicam que “planejam mitigar possível fraude relacionada com publicidade através da utilização de criptografia (…) e da transparência alcançada através de código aberto.”

A primeira parte da solução, o navegador Brave, já se encontra operacional — e a BAT, que foi desenhada para utilização na respetiva plataforma, está sendo negociada em várias plataformas de câmbio de criptomoedas. Saiba mais aqui.

Fonte: Investopedia

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar