5 Erros a evitar no investimento em criptomoedas
Página principal Tutoriais, Investimento em criptomoedas
Tema do momento
12 de Março de 2018

Conheça os cinco erros mais comuns cometidos por investidores principiantes e procure evitá-los

1. Investir mais do que aquilo que pode perder

O maior erro que pode cometer passa por investir mais dinheiro do que aquele que pode perder. Decida qual o montante com o qual se sente confortável tendo por base o pior cenário possível: perder tudo. Depois, se der por você negociando acima dessa quantia, pare.

Qualquer negociação é arriscada, seja de ações ou de criptomoedas. Se investir mais do que a quantia com a qual se sente confortável poderá acabar tomando más decisões — e perdendo fundos que lhe fariam falta.

2. Não ter um plano

Outro erro comum quando se começa investindo: não ter um plano claro o suficiente. Por outras palavras, não saber qual a razão para entrar em uma negociação específica e, mais importante, não saber quando abandonar um investimento.

Deve decidir objetivos claros de lucro e limites bem definidos de perda antes de começar investindo.

3. Deixar fundos em uma plataforma

NUNCA deixe fundos em uma plataforma se não estiver negociando. Se o seu dinheiro estiver parado em uma plataforma de câmbio não tem qualquer controle sobre o mesmo. Se a plataforma for alvo de ataque informático ou falir poderá perder os seus fundos.

Sempre que tiver fundos de que não precise no curto prazo para negociar em uma plataforma de câmbio, os mova para a sua carteira de criptomoedas ou conta bancária para que permaneçam em segurança.

4. Ceder ao medo ou à ganância

Duas emoções básicas tendem a controlar a ação de muitos traders: o medo e a ganância. O medo — decorrente da leitura de um artigo perturbador, de um rumor ou de uma vertiginosa queda de preço (que poderá ser alvo de correção em pouco tempo) — pode levá-lo a encerrar prematuramente uma negociação.

A ganância, por sua vez, também se baseia no medo: o medo de perder uma oportunidade. Quando ouve falar na “próxima grande coisa” ou quando os preços sobem bruscamente… Não quer perder toda a ação. Tal poderá levar a que entre em uma negociação cedo demais ou a que atrase o encerramento de uma ordem aberta.

Recorde que na maioria das vezes as emoções comandam as ações. Logo, nunca diga “isto não me irá acontecer.” Esteja ciente desta tendência natural para o medo e para a ganância e procure seguir o plano que estabeleceu antes de começar.

5. Não aprender a lição

Independentemente de ter feito ou não um investimento bem-sucedido, há sempre uma lição a ser aprendida. Ninguém consegue realizar apenas investimentos lucrativos e ninguém chega ao ponto de fazer dinheiro sem perder dinheiro pelo caminho.

Na verdade, o importante não é necessariamente se lucrou ou não mas sim se conseguiu ou não aprender para negociar melhor da próxima vez.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar