6 Indicadores para análise técnica e instruções para principiantes
Página principal Tutoriais, Investimento em criptomoedas, Criptomoedas
Tema do momento
16 Maio
3288 3k

Os indicadores técnicos, que se encontram na base da análise técnica no âmbito de investimentos financeiros, são cálculos matemáticos usados para prever e confirmar tendências de preço de determinados ativos no curto prazo — e são aplicáveis ao mercado de criptomoedas. Ignorando os indicadores fundamentais que também são usados para avaliar ativos, os indicadores técnicos recorrem ao histórico do ativo para determinar a provável direção do seu preço. Confira alguns exemplos.

Seis indicadores usados para análise técnica:

Índice de Força Relativa

Variando de 0 a 100, o Índice de Força Relativa (RSI na sigla original) é um «indicador de momentum» que compara a dimensão dos ganhos e das perdas de determinado ativo ao longo de um período de tempo para medir a respetiva variação de preço.

O indicador RSI é principalmente usado para identificar se um ativo está sendo sobre-comprado ou sobre-vendido. Uma leitura superior a 70 significa que o ativo está sendo sobre-comprado enquanto uma leitura inferior a 30 indica que o ativo está sendo sobre-vendido.

Oscilador Estocástico

O oscilador estocástico é um «indicador de momentum» que compara o preço de encerramento de determinado ativo a um intervalo de preços por um período específico de tempo. O oscilador estocástico recorre normalmente aos dados dos últimos 14 dias de negociação.

Semelhante ao RSI, o oscilador estocástico varia entre 0 e 100. Leituras acima de 80 indicam que o título está sendo sobre-comprado enquanto leituras inferiores a 20 indicam o oposto.

O oscilador estocástico é constituído por duas linhas, a %K e a %D. A %K mede o momentum do ativo enquanto a %D mede a média móvel simples de %K ao longo de três dias. São criados sinais de compra e venda quando a linha %K se cruza com a linha %D.

Convergência/Divergência das Médias Móveis

A Convergência/Divergência das Médias Móveis (MACD na sigla original) é um indicador técnico comummente usado para prever tendências e reversões de preço no curto prazo. A MACD é calculada subtraindo a média móvel exponencial de 26 dias da média móvel exponencial de 12 dias do ativo.

Quando a média móvel de curto prazo se encontra acima da média móvel de longo prazo, a MACD se torna positiva, indicando que existe impulso ascendente. Da mesma forma, quando a média móvel de curto prazo se encontra abaixo da média móvel de longo prazo, a MACD se torna negativa, o que indica que existe impulso descendente.

Além da MACD se traça uma «linha de sinal» em cima da linha MACD — que ajuda a sinalizar oportunidades de compra e venda. A linha de sinal corresponde à média móvel exponencial de nove dias da linha MACD.

Quando a MACD cruza abaixo da mesma é criado um sinal de tendência baixista. Igualmente, quando a MACD cruza acima da mesma é criado um sinal de tendência altista.

Índice Direcional Médio

Variando entre 0 e 100, o Índice Direcional Médio (ADX na sigla original) é um indicador técnico que assinala a força geral de uma tendência de preço. O ADX pode ser usado para qualificar a força relativa de uma tendência altista ou baixista.

Uma leitura do ADX acima de 25 é interpretada pela maioria dos traders como sinal de que podem ser implementadas estratégias de negociação de tendência. Da mesma forma, quando a pontuação ADX é inferior a 25 se considera que não se verifica tendência e que as estratégias de negociação de tendência não devem ser usadas.

Oscilador de Aroon

Variando entre -100 e 100 o oscilador de Aroon é um indicador técnico geralmente usado para prever quando uma tendência irá mudar de direção. Ao contrário do Índice Direcional Médio, que apenas qualifica a força de uma tendência, o Oscilador de Aroon assinala a força e a direção de uma tendência de preço subjacente.

Quando o Oscilador de Aroon é positivo surge como indicação de impulso ascendente. Similarmente, quando é negativo assinala impulso descendente. Quanto mais longe uma leitura se encontrar de 0, mais forte a tendência de preço. À medida que o oscilador se aproxima de/cruza 0, a partir de qualquer direção, poderá ser inferida reversão da tendência de preço.

«On-balance volume»

O On-Balance Volume (OBV) é um «indicador de momentum» que usa alterações no volume para prever alterações de preço de um ativo. Definindo de forma simples: é o total da variação diária do volume de um ativo.

A teoria subjacente à sua utilização como indicador avança que variações dramáticas do volume permitem previsão do movimento de preço futuro do ativo em questão.

Se o indicador OBV aumentar de forma constante e o preço do ativo continuar inalterado, os investidores deverão esperar eventual aumento de preço. Se o OBV diminuir de forma constante e o preço do ativo permanecer inalterado, os investidores deverão esperar eventual queda de preço em correlação com queda de volume.

Conclusão

Os indicadores técnicos são cálculos matemáticos que ajudam os investidores a prever o movimento de preço de determinado ativo no curto prazo. Quando são usados vários indicadores técnicos em simultâneo, os investidores obtêm uma melhor perspetiva do movimento de preço expectável e das condições de mercado do ativo em questão.

Fonte: CoinCentral

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar