Como comprar «bitcoins» de forma (quase) anônima
Shutterstock
Página principal Tutoriais, Bitcoin, Criptomoedas
Tema do momento
4 de Junho de 2018

O mais provável é que só conheça formas não-anônimas de comprar bitcoins. Assim, confira algumas dicas para a aquisição de bitcoins de forma relativamente privada — ou menos «invasiva». Saiba o que fazer.

Comprar «bitcoins» pessoalmente

Como comprar «bitcoins» de forma (quase) anônima
Josh Felise/Unsplash

Pode comprar bitcoins em pessoa através de «meetups de Bitcoin», da opção «marketplace» da carteira Mycelium (apenas na versão Android) ou encontrando traders na plataforma LocalBitcoins.

Para se encontrar pessoalmente com alguém escolha um local movimentado, mas não lotado, e com acesso gratuito a Internet. Bibliotecas públicas ou cafés são boas opções para estes encontros.

Ambas as partes deverão reservar algum tempo para alcançarem pelo menos uma confirmação da transação. Para garantir que a sua transação de Bitcoin é confirmada pela rede não tem de levar a sua carteira de Bitcoin consigo. Basta saber o seu endereço. Introduza o endereço no campo de pesquisa da Blockcypher ou de qualquer outro explorador da blockchain, e veja a transação decorrendo e sendo confirmada.

Comprar «bitcoins» em uma caixa automática

Como comprar «bitcoins» de forma (quase) anônima
Katja El Sol/Shutterstock

As caixas automáticas de Bitcoin já são comuns em alguns países, mas raras em outros. Consulte o Coin ATM Radar para ver se existe alguma perto de você. Se certifique de que marca a caixa «outros serviços» — ou poderá perder alguns locais onde se vendam bitcoins através de vouchers.

As máquinas diferem na forma como lidam com informações pessoais. Algumas poderão não pedir mais nada além do seu endereço de bitcoins e do pagamento, enquanto outras poderão solicitar o seu número de telefone, a sua impressão digital ou dados do seu passaporte. Experimente com uma pequena quantia. Se existir vídeo-vigilância na caixa eletrônica poderá não conseguir «se esconder» — mas não chegue ao ponto de ir mascarado pois poderá parecer suspeito.

Aceitar «bitcoins» como pagamento ou doação

Se usa bitcoins com frequência faz todo o sentido que as aceite como pagamento também. As bitcoins que aceitar não serão anônimas uma vez que poderá existir um registro em como lhe foram entregues — mas será mais difícil associá-las a você do que as bitcoins que compra em uma plataforma de câmbio, onde são mantidos registros com detalhe (e que podem ser disponibilizados a terceiros).

Minerar «bitcoins»

Como comprar «bitcoins» de forma (quase) anônima
Shutterstock

A mineração de bitcoins não é uma atividade rentável para amadores mas se precisar de um fluxo constante, se tiver acesso a eletricidade barata e se tiver capital disponível poderá ser uma alternativa interessante à aquisição.

Porém, esteja ciente do seguinte: para minerar bitcoins precisa de equipamento específico. Fará uma grande aposta na rede Bitcoin e são várias as formas através das quais poderá perder o seu investimento. Se certifique de que se informa o suficiente sobre este tópico antes de começar.

Além disso, são vários os serviços duvidosos oferecendo contratos de mineração. Prometem ganhos — e sem o incómodo de ter de comprar equipamento ou pagar eletricidade. No entanto, a maioria desses contratos são esquemas deliberados — e poderá perder todo o seu dinheiro.

Baralhar transferências entre identidades

Como comprar «bitcoins» de forma (quase) anônima
Shutterstock

Há ainda outro método para a aquisição de bitcoins de forma quase anônima: o «baralhar» de bitcoins. Confira sugestões de serviços que usam o conceito de coinjoin, através do qual as transações de vários usuários são combinadas em uma só transação para ofuscar que usuário controla quais fundos.

Helix

O serviço Helix usa o conceito coinjoin para «ofuscar» as suas bitcoins. A Grams, por detrás do Helix, está tentando ser a Google da dark web — permitindo que usuários baralhem as suas criptomoedas.

A utilização do Helix requer registro — mas pode optar pelo Helix Light, sem registro. Vá até à página oficial com o Tor Browser e introduza o endereço para onde quer enviar bitcoins. Pode acrescentar um atraso aleatório, que poderá ser de algumas horas, e pedir mais «camadas» de transações para tornar a sua ainda mais anônima.

Pode gravar o seu estatuto ID se quiser voltar para verificar o estado da sua transação. Existe uma taxa de 2,5% por transação e um mínimo de 0,02 bitcoins para transação.

Se optar pelo registro, a Grams permite que use o serviço Helix com regularidade, o que difere da utilização do Helix Light. A adesão irá lhe custar 0,01 BTC — taxa de inscrição que será descontada do seu saldo.

Joinmarket

A Joinmarket é uma rede descentralizada que permite usar coinjoin com outros usuários sem a necessidade de envolvimento de entidade central e sem exigir que confie em outros usuários. Ao usar a Joinmarket as suas bitcoins não deixam «rasto». Porém, a instalação e a utilização da Joinmarket exige uma quantia considerável de conhecimento técnico.

Darkwallet

A Darkwallet foi desenvolvida por Peter Todd, Amir Taaki e outros distintos defensores da privacidade. Porém, se encontra ainda em versão alfa, o que significa que se trata de software não testado, que poderá conter alguns bugs. Não é recomendado que o use em uma base diária, uma vez que comportamento inesperado poderá levar a que perca as suas bitcoins.

Fonte: Tech Radar

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar