Os 3 conceitos de “oferta” no mercado de criptomoedas
Página principal Tutoriais, Investimento em criptomoedas, Criptomoedas
Tema do momento
6 de Junho de 2018

Oferta em circulação, oferta total e oferta máxima — saiba o que significam

A demanda e a oferta são os principais fatores determinando o preço de uma criptomoeda, e respetiva capitalização de mercado, tal como com qualquer outro ativo. Escassa oferta e abundante demanda conduzirão, à partida, ao aumento de preço de uma criptomoeda — e vice-versa. É, assim, fundamental que analise a oferta da(s) criptomoeda(s) em que pensa investir antes de o fazer, se salientando que são vários os conceitos de «oferta» a ter em consideração.

Quase todas as criptomoedas oferecem um número limitado de tokens — porém algumas avançam oferta infinita. Em simultâneo, existem criptomoedas com tokens «bloqueados» por um indivíduo ou empresa — que serão lançados, a dada altura, no mercado (é o caso da Ripple). A oferta de uma criptomoeda é uma métrica comummente ignorada ou esquecida por investidores novatos, nomeadamente por falta de compreensão. Consideremos, assim, alguns exemplos para maior entendimento.

Às 8h10 de hoje a capitalização de mercado da Litecoin (LTC/USD) corresponde a 6,9 bilhões de dólares e a oferta em circulação a 56,8 milhões de LTC. A capitalização de mercado da Bitcoin (Bitcoin) corresponde a 129,9 bilhões de dólares e a oferta em circulação a apenas 17 milhões de BTC. A oferta de Bitcoin nunca se aproximará da oferta de Litecoin uma vez que a oferta máxima de Bitcoin está limitada a 21 milhões de BTC. Sim, é o máximo que alguma vez existirá.

Confuso? Entenda o que significa oferta em circulação, oferta total e oferta máxima no mercado de criptomoedas com as explicações que avançamos de seguida — logo após a informação quanto aos locais onde poderá obter esses dados.

Coinmarketcap

Na página Coinmarketcap encontra informação referente à oferta de cada criptomoeda: a oferta atual, a oferta total e a oferta máxima.

Bitcointalk

Cada nova altcoin — ou seja, todas as criptomoedas alternativas à Bitcoin — é anunciada em primeiro lugar no fórum Bitcoin Talk. Na página de anúncios obtém detalhes relativos à oferta máxima das criptomoedas.

Páginas oficiais das criptomoedas

Quando uma criptomoeda é lançada é muito provável que tenha uma página oficial associada, com um Livro Branco e recursos onde poderá encontrar informação quanto à respetiva oferta.

Diferentes tipos de "oferta"

Oferta em circulação

A oferta em circulação corresponde ao número de tokens minerados ou gerados. Se trata do número de tokens em mãos públicas e circulando no mercado.

Oferta total

A oferta total corresponde ao número de tokens atualmente em circulação e aos tokens minerados que ainda não se encontram no mercado. A oferta total são os tokens de determinada criptomoeda que existem atualmente — embora não se encontrem todos em circulação (existem tokens reservados ou bloqueados, que não são vendidas ao público). A oferta total é geralmente igual ou superior à oferta em circulação.

Oferta máxima

A oferta máxima corresponde ao número máximo de tokens que alguma vez existirão para determinada criptomoeda. Se trata da quantidade máxima que poderá ser extraída (minerada) ou produzida.

Oferta infinita

Sim, leu bem! Existem criptomoedas com oferta infinita, como a Ethereum (ETH/USD). A Ethereum não tem um limite máximo para os tokens da sua criptomoeda em circulação.

E tal não afeta o seu valor?

O valor de uma criptomoeda se baseia na sua escassez, tal como com qualquer outro ativo. Porém, entra aqui o conceito econômico de «preferência temporal». O valor da Ethereum poderá cair no futuro, ninguém sabe, mas a quantidade de ETH que existe atualmente é pequena. Além disso, a taxa de lançamento da criptomoeda irá diminuir ao longo do tempo — o que lhe acrescentará valor.

Uma criptomoeda com oferta limitada é desenhada de forma a não exceder a sua oferta máxima. Irá, no entanto, alcançar a oferta máxima? E quando? Consideremos a Bitcoin como exemplo.

Se estima que a Bitcoin alcance a sua oferta máxima por volta do ano de 2140. A sua oferta é controlada e a recompensa por blocos minerados diminui a cada quatro anos. Se prevê que no ano de 2032 99% das bitcoins tenham sido mineradas, mas para minerar os últimos 1% serão necessários 100 anos. Se estima, contudo, que nunca se chegue a alcançar a oferta máxima de 21 milhões, uma vez que existem muitas bitcoins perdidas e que os mineiros deixarão de minerar se as recompensas despencarem até dado ponto.

Mas e se a Bitcoin alcançar a oferta máxima, o que acontecerá? A resposta é simples. Não haverá mais inflação. Porém, se a demanda aumentar então o seu valor crescerá substancialmente. Irá a demanda aumentar no futuro?

Fonte: CoinGuides

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar