Tudo o que precisa de saber sobre plataformas de câmbio de criptomoedas
StreetVJ/Shutterstock.com
Página principal Tutoriais, Investimento em criptomoedas, Criptomoedas
Tema do momento
4 de Julho de 2018

As plataformas de câmbio de criptomoedas desempenham um papel fundamental no mercado, tal como as plataformas de câmbio de ativos «tradicionais». À superfície são muito semelhantes às plataformas para negociação de ações, combinando compradores e vendedores e publicando preços. Porém, diferem bastante em vários aspetos, podendo expor os investidores a riscos que estes poderão não entender totalmente. Tal está preocupando os reguladores e levando novas plataformas a buscar formas de atenuar potenciais ameaças.

O que têm em comum as plataformas de câmbio de criptomoedas e as plataformas de câmbio de ações?

Surgem ambas como «locais» para a negociação de ativos mas as semelhanças terminam aí. As plataformas de câmbio de criptomoedas tendem a cobrar altas comissões de corretagem, mais elevadas do que as impostas por bolsas «tradicionais», o que as torna altamente lucrativas. Um exemplo: a Coincheck, a segunda maior plataforma de câmbio de criptomoedas do Japão, alcançou quase o mesmo lucro que o Japan Exchange Group, operador dos maiores mercados de ações e derivados do país, no ano passado.

Outra diferença crucial: enquanto os mercados de ações são altamente regulados, os seus pares de ativos digitais contam com pouca, se alguma, supervisão na maioria das jurisdições.

Que riscos é que essas diferenças colocam aos investidores?

De forma simples e direta: a proteção existente no mundo da negociação de ações não existe no mundo das criptomoedas. O maior risco para um investidor? Perder todo o seu investimento, seja através de furto de hackers, seja por encerramento da plataforma usada. Entre os mais recentes ataques cibernéticos se destaca o furto de tokens digitais da Coincheck em janeiro — o equivalente a quase 500 milhões de dólares — e se relembra que duas plataformas de câmbio de criptomoedas sul-coreanas foram atacadas em junho. Além disso, muitas plataformas acabam por desaparecer, algumas após ataque de hackers e outras depois de terem sido encerradas por autoridades.

O Coinmarketcap lista atualmente cerca de 200 plataformas de câmbio de criptomoedas.

Para onde vão as criptomoedas furtadas?

Se trata de um dos aspetos mais estranhos dos ataques de hackers. Uma vez que as transações com criptomoedas são públicas, é fácil ver para onde os tokens furtados vão. No entanto, o ladrão poderá tentar confundir a vigilância recorrendo a serviços como o ShapeShift, que oferece negociação de criptomoedas sem solicitar dados pessoais aos traders — se destacando, porém, que a empresa afirma que bloqueou os endereços associados ao hack de 500 milhões de dólares em janeiro. Em simultâneo, existe também a possibilidade de converter tokens em uma moeda mais anônima, como a Monero, o que poderá ajudar o processo de «branqueamento».

Como é que os investidores se podem proteger?

Os investidores podem (devem) manter os seus tokens digitais fora das plataformas de câmbio de criptomoedas, offline, no que é conhecido como armazenamento a frio. No entanto, na realidade, não costumam fazê-lo — e se torna impraticável para traders frequentes, que usam plataformas em uma base diária ou semanal.

Entretanto, algumas plataformas estão tentando elevar os seus padrões de segurança. A Gemini, por exemplo, contratou a Nasdaq para monitorizar potencial negociação abusiva de Bitcoin e Ethereum.

E quanto à supervisão governamental?

Autoridades à volta do mundo estão acordando lentamente para as oportunidades e ameaças que derivam da negociação de criptomoedas e as suas respostas têm sido variadas. Enquanto o Japão introduziu um sistema de licenciamento de plataformas de câmbio de ativos digitais no ano passado, a China — em tempos o centro global da atividade — impôs repressão abrangente ao setor. Em simultâneo, a pequena ilha de Malta está preparando uma estrutura para o setor em uma tentativa de se estabelecer como hub e vários países europeus aguardam diretivas da União Europeia.

O que estão os reguladores fazendo para proteger os investidores?

Os reguladores têm avançado avisos generalizadas aos investidores, particularmente sobre preços voláteis e o risco de se perder a totalidade dos investimentos. Vários reguladores também têm vindo alertando as plataformas de câmbio para não listarem tokens considerados valores mobiliários sob as leis locais. O governador do Banco de Inglaterra avançou em março ser altura de acabar com a «anarquia» das criptomoedas e inserir a indústria dentro dos padrões do restante sistema financeiro — e o procurador-geral do estado de Nova Iorque escreveu, em abril, a 13 plataformas de câmbio de criptomoedas em busca de informação sobre os seus controles internos (nomeadamente em torno da proteção dos clientes). Porém, recebeu como resposta do diretor da Kraken que o licenciamento, regulação e manipulação do mercado são aspetos que não interessam para a maioria dos traders de criptomoedas.

Como é que as plataformas de câmbio de criptomoedas estão respondendo?

As plataformas estão mudando. Está surgindo uma nova geração, que se aproxima mais dos ideais originais da blockchain, e que ameaça reformular os mercados de criptomoedas. Conhecidas como plataformas de câmbio de criptomoedas descentralizadas, estas novas opções não detêm os ativos dos clientes e fazem pouco mais do que combinar compradores e vendedores, deixando as transações para os investidores. O sistema se trata essencialmente de uma plataforma peer-to-peer e surge como mais transparente — em operações e comissões — do que os atuais modelos.

Será esse o futuro da negociação de criptomoedas?

Depende. Sam Tabar, estratega da AirSwap (que abriu uma plataforma descentralizada em abril), prevê que a migração de traders para o novo modelo seja a grande história do mercado este ano. Porém, outros consideram que os novos tipos de bolsas têm as suas próprias problemáticas, como experiência de usuário inferior e menor nível de apoio técnico.

Para David Lee, autor do Handbook of Digital Currency, as plataformas descentralizadas irão se tornar a principal via para a negociação de criptomoedas no espaço de cinco a dez anos.

Fonte: Bloomberg

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar