Como lucrar com criptomoedas «sem fazer nada»
Página principal Tutoriais, Investimento em criptomoedas, Criptomoedas
Tema do momento
1 Agosto
6920 6k

Conheça algumas formas passivas e semi-passivas de lucrar com criptomoedas

Quando se pensa em «ganhar dinheiro com criptomoedas» normalmente se imagina um indivíduo negociando criptomoedas em uma plataforma de câmbio para o efeito ou apostando em novas ICO. No entanto, existem outras formas de lucrar com este mercado — através de métodos menos ativos, que não exigem tanto tempo e dedicação.

Falamos de estratégias semi-passivas, que exigem uma pequena quantidade de tempo, ou totalmente passivas, que não exigem qualquer empenho. Consulte as opções que se seguem para determinar qual a mais adequada à sua atual capacidade de investimento, disponibilidade e preferências.

Métodos passivos

«Staking» ou Participação

As blockchains que recorrem ao algoritmo de consenso Prova de Participação (Proof of Stake, PoS) recompensam os usuários com base na respetiva participação. Com este algoritmo um indivíduo poderá minerar, ou validar transações na blockchain, de acordo com o número de tokens que detenha (ou seja, de acordo com a sua participação no mercado). Dessa forma, quantos mais tokens tiver, mais poder de mineração terá. Além disso, recebe uma certa porcentagem dos seus tokens como recompensa por manter a rede «em segurança». Atualmente, são várias as criptomoedas PoS, se destacando que diferem na respetiva implementação e recompensas. Esta página oferece uma listagem de todas.

Existe ainda um tipo específico de PoS: a Delegated Proof-of-Stake (DPoS) ou Prova de Participação Delegada, através da qual indivíduos votam em representantes, em vez de apostarem diretamente de forma individual no mercado. As recompensas tendem a ser um pouco mais elevadas em criptomoedas DPoS como a Ark e a Lisk.

A configuração inicial deste investimento varia entre as criptomoedas. Algumas exigem que configure um nó de forma consistente — enquanto outras, como a Ark, requerem apenas uma configuração única através de uma carteira. A primeira opção é, geralmente, mais lucrativa do que o método mais simples. Porém, consome mais tempo e exige maior participação. Assumindo que pretende um método passivo, que não lhe ocupe muito tempo, referimos novamente a criptomoeda Ark — que pode oferecer ao redor de 10% de retorno (além da titularidade dos tokens em si).

Criptomoedas de plataformas de câmbio

Várias plataformas de câmbio, como a Kucoin e a COSS, oferecem tokens que permitem que receba uma parte das comissões cobradas e reunidas pelas mesmas — se destacando que os dividendos recebidos são proporcionais à quantia de tokens detida. Este método não é muito consistente, uma vez que depende do volume da plataforma durante um certo período de tempo. Porém, se apostar na criptomoeda de uma plataforma antes de esta ganhar dimensão, poderá terminar com um grande retorno tendo em consideração o baixo valor inicial do token. Note, contudo, que tal também funciona na direção oposta: se o volume da plataforma diminuir poderá perder tanto em termos do preço do token como ao nível dos dividendos. Repare também que estes dividendos podem surgir sob a forma de tokens na plataforma em vez de tokens da plataforma.

Criptomoedas com dividendos

Algumas criptomoedas oferecem dividendos sob a forma de outras criptomoedas — apenas por deter a criptomoeda original. Exemplos: A NEO gera Gas e a Vechain gera THOR. Normalmente, uma unidade da criptomoeda original gera uma quantidade predeterminada da nova criptomoeda. A taxa de retorno destes métodos é baixa (cerca de 3% para a Gas da NEO, por exemplo) — porém, não exigem qualquer trabalho além da posse da criptomoeda original. Se trata, assim, de um método bastante passivo para obtenção de renda — com baixo risco.

Métodos semi-passivos

Airdrops

Os airdrops estão para o setor das criptomoedas como as amostras grátis estão para os shoppings. Projetos em fase embrionária oferecem muitas vezes uma pequena quantia de tokens, de forma gratuita, a indivíduos que possam divulgar o seu projeto. A quantidade fornecida costuma ser pequena em termos de moeda «tradicional», mas se mantiver os tokens por um longo período de tempo e tiver escolhido um bom projeto, os mesmos poderão aumentar de valor. Além disso, é fácil contar com vários airdrops em um curto espaço de tempo.

Earn.com

A plataforma Earn proporciona a geração de receita de forma simples — só tem de partilhar a sua atenção. Depois de se registrar na plataforma (vai precisar de um endereço de correio eletrônico profissional ou escolar) receberá mensagens ou tarefas às quais deverá responder — recebendo por isso. Os pagamentos são realizados em Bitcoin e a quantia depende de você.

Além disso, a Earn também tem listas nas quais se pode registrar, permitindo que receba mensagens de indivíduos em busca de um grupo demográfico específico. Por exemplo: há listas que agregam pessoas de certas universidades ou profissões, ou listas para destinatários de airdrops — proporcionando, neste caso, que os usuários sejam pagos por receberem tokens gratuitos de projetos em desenvolvimento para os divulgarem (ver o ponto acima).

Referências

Várias plataformas, como as populares Coinbase e Binance, oferecem programas de referências que lhe pagam para atrair novos clientes para as mesmas. Para um indivíduo comum é provável que este projeto não venha a proporcionar grande renda. No entanto, se tiver uma grande audiência através de algo como um blogue ou um canal de YouTube, as referências podem ser lucrativas. Estes programas costumam pagar em moedas listadas na plataforma. A Coinbase paga uma quantia exata de Bitcoin, enquanto a Binance oferece uma porcentagem das comissões da plataforma cobradas aos novos usuários indicados por você, sob a forma através da qual foram reunidas (ou a moeda em si ou BNB).

Fonte: Hacker Noon

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar