Como funciona a negociação de criptomoedas via CFD?
Página principal Tutoriais, Investimento em criptomoedas, Criptomoedas
Tema do momento
4 de Outubro de 2018

A negociação tradicional de criptomoedas através de plataformas de câmbio de criptomoedas é conhecida pela maioria dos entusiastas deste setor. Porém, não se pode afirmar o mesmo da negociação de criptomoedas com recurso a Contratos Diferenciais («Contracts for Difference» ou CFD). Assim, hoje analisamos esta ferramenta financeira relativamente complexa.

Em que consiste um CFD?

Um Contrato Diferencial é um contrato celebrado entre um trader e a sua corretora sobre um instrumento financeiro — que elimina a necessidade de possuir o instrumento em si, o ativo subjacente (neste caso criptomoedas). Através do mesmo o trader pode especular quanto à variação de preço do ativo, apostando no seu crescimento ou na sua queda, e acordar com a corretora a troca da diferença de preço no futuro. Ou seja, quando abandonar a sua posição, vendendo o contrato de volta à corretora, o trader poderá lucrar (caso a sua previsão inicial, subida ou queda de preço, esteja correcta) ou poderá ver determinada quantia deduzida do seu investimento (se a sua estimativa se encontrar errada).

Terminologia

Para compreender o básico da negociação de CFD deverá conhecer os termos mais comuns.

Posição longa

Abertura de uma posição longa quando se considera que o mercado irá subir.

Posição curta

Abertura de uma posição curta quando se acha que o mercado irá cair.

Spread

A mais comum comissão cobrada pelas corretoras de CFD. O spread é a diferença entre o bid price (preço de compra) e o ask price (preço de venda). Exemplo: a sua corretora de criptomoedas lhe vende uma Bitcoin a 6700 dólares e a recompra a 6600 dólares, sendo através dessa diferença que lucra. Pode usar páginas que comparam corretoras ou visitar a página de cada uma para comparar os respectivos spreads.

Alavancagem

Esta ferramenta permite a multiplicação do seu capital. Cada corretora europeia regulada (nomeadamente pela CySEC ou pela FCA) pode disponibilizar alavancagem máxima de 2:1 para criptomoedas. Ao usar alavancagem os seus lucros duplicarão se tiver previsto corretamente em que direção o mercado se move. Porém, esta ferramenta não multiplica apenas os ganhos — também as perdas, caso as suas previsões estejam incorretas.

Stop loss

A fim de evitar a perda da totalidade do seu investimento pode usar o recurso stop loss para ativar automaticamente o encerramento de uma transação quando a sua criptomoeda chegar a um certo valor definido por você.

Take profit

Da mesma forma este recurso fecha automaticamente uma transação em um certo nível de lucro pré-determinado por você antes de abrir a sua posição.

Tipos de investidores para quem a negociação de criptomoedas via CFD é adequada

Negociar com alavancagem, ou na margem, não é para todos os admiradores de criptomoedas — é recomendado apenas para traders que pretendem permanecer em uma posição por apenas alguns minutos ou horas. Se destaca, além disso, que se quiser ficar mais tempo em uma posição algumas corretoras poderão cobrar uma taxa overnight.

A negociação na margem pode ser extremamente lucrativa se realizada corretamente. Considere, por exemplo, a oportunidade de investimento quando a XRP disparou 84% em apenas um dia. Porém, esse tipo de oportunidades não surge em uma base diária — e o mercado de criptomoedas é extremamente volátil, em ambas as direções.

Vantagens da negociação de criptomoedas via CFD

Em comparação com a negociação tradicional de criptomoedas, a negociação via CFD apresenta várias vantagens. Em primeiro lugar, a execução de negociações é extremamente rápida e pode investir tanto no crescimento como no declínio de uma determinada criptomoeda. Em segundo lugar, qualquer pessoa pode abrir uma conta demo gratuita, que não exige qualquer investimento inicial — algo muito prático para traders novatos. Em terceiro lugar, pode começar negociando criptomoedas com tão pouco como 10 dólares — e pode contar com o apoio ao cliente da sua corretora a qualquer momento.

Desvantagens da negociação de criptomoedas via CFD

A maioria das corretoras de criptomoedas que oferece negociação via CFD disponibiliza um número muito limitado de criptomoedas para negociar. É provável que no máximo encontre 12, mas o número médio rodeia as 6. Outra grande desvantagem é que a maioria das corretoras da indústria cobra uma taxa overnight. Assim, se deixar a sua posição aberta durante dias o seu saldo poderá ser bastante afetado por essa taxa.

Conclusão

Embora a negociação de criptomoedas via CFD possa apresentar grandes vantagens em relação à negociação tradicional de criptomoedas, não é adequada para todos os traders. Porém, se a negociação via CFD tiver chamado a sua atenção e quiser praticar pode optar por uma versão demo. Ao fazê-lo, não se arrisca a perder o seu dinheiro — e poderá concluir com maior certeza se este tipo de negociação é, ou não, para você.

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar