Qual a diferença entre «security tokens» e «utility tokens»?
Shutterstock
Página principal Tutoriais, Investimento em criptomoedas, Criptomoedas
Tema do momento
10 de Outubro de 2018

Os security tokens e os utility tokens representam as duas categorias de tokens que podem derivar de uma Oferta Inicial de Moeda (ICO). A principal diferença entre ambos reside no uso pretendido — na respetiva funcionalidade.

Ao contrário dos security tokens, que representam ativos fixos (como as ações de uma empresa) e são criados como ferramenta de investimento, os utility tokens oferecem aos respetivos titulares acesso futuro a um produto ou serviço. Através da ICO de um utility token a start-up em questão reúne o capital necessário para financiar o desenvolvimento dos seus projetos baseados na blockchain — e os titulares dos tokens obtêm acesso futuro ao serviço ou produto que será disponibilizado. Aqui se destaca que os utility tokens podem aumentar de preço se a demanda pelo respetivo serviço ou produto aumentar.

Em simultâneo, os titulares de security tokens, por sua vez, recebem dividendos sob a forma de tokens adicionais sempre que a empresa em questão obtiver lucro no mercado. Ao contrário dos utility tokens, os security tokens não têm de ter «utilidade». Representam somente uma participação real na empresa em questão.

Como identificar um security token, assim? Aplique o Howey Test, composto por duas questões simples:

  1. O token oferece ao seu titular a oportunidade de contribuir para o capital da start-up e de deter participação nos seus lucros?
  2. Se trata de investimento em um projeto cujos lucros são gerados pelos esforços de indivíduos além dos criadores ou fundadores do projeto?

Se a resposta a cada questão for «sim» então se trata de um security token — que está sujeito a regulamentação nos Estados Unidos e em outros países.

E como identificar um utility token? Avançamos um exemplo concreto: o Basic Attention Token.

O Basic Attention Token (BAT) é um utility token baseado na tecnologia Ethereum que também pode ser usado como unidade de conta entre anunciantes, editores e usuários em uma plataforma de publicidade digital baseada na blockchain.

O BAT pode ser usado para medir, trocar e verificar níveis de atenção. O token criado por Brendan Eich, criador do JavaScript e cocriador do Mozilla e do Firefox, recompensa os usuários do respetivo navegador pela atenção concedida e os editores pelo conteúdo — garantindo ao mesmo tempo ganhos para os anunciantes. Saiba mais sobre o BAT aqui.

Ficou esclarecido quanto à diferença entre os dois tipos de tokens? Se quiser aprofundar o tema espreite os artigos que se seguem.

Security tokens: uma nova era no mercado das criptomoedas
O que são «security tokens»?
Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar