Necessita realmente de celebrar uma ICO?
Shutterstock
Página principal Tutoriais, ICO, Criptomoedas
Tema do momento
12 de Outubro de 2018

Uma Oferta Inicial de Moeda (ICO na sigla original) é uma forma de angariação de fundos que tem vindo ganhando popularidade entre start-ups focadas em criptomoedas e na tecnologia blockchain. Porém, as ICO não têm de ser a solução de financiamento para todas as empresas.

Qualquer indivíduo ou start-up que pondere o lançamento de uma ICO deve tirar algum tempo para decidir se necessita realmente de o fazer — não se deixando levar por modas. Este artigo procura ajudá-lo a alcançar essa resposta, contribuindo para que poupe tempo e energia.

Comece por responder ao esquema que se segue.

William Mougayar avançou uma boa descrição do que representa um token:

«Uma unidade de valor que uma entidade cria para autogovernar o seu modelo de negócio e empoderar os respetivos usuários para interação com os seus produtos, enquanto facilita a distribuição e partilha de recompensas e benefícios entre todos os stakeholders

É esse o objetivo da criação e distribuição de um token: partilhar algo que tem valor, e que é essencial para a atividade da sua empresa, entre um grupo-chave de apoiantes.

Uma campanha de marketing sofisticada associada a uma ICO poderá proporcionar o rápido envolvimento de apoiantes. No entanto, tal não determina o sucesso de uma ICO. São as relações proporcionadas pelo uso dos tokens e como os mesmos se encaixam especificamente no seu modelo de negócio os mais importantes fatores afetando o sucesso da sua ICO no longo prazo.

Confira mais algumas questões-chave a que deve responder para seguir na direção certa.

  • O seu token tem utilidade?
  • Precisa realmente de um token?
  • Qual o valor de ter um token?
  • O que irá a sua plataforma adicionar à comunidade de criptomoedas/blockchain que não seja já proporcionado por outro projeto?
  • A sua tecnologia precisa do seu próprio token ou irá outro servir o mesmo propósito?
  • Como irá oferecer o seu token?
  • Que método de distribuição de tokens irá usar?
  • Como irá emitir e aceitar contribuições: via Bitcoin, Ethereum ou outra criptomoeda?
  • Que usos terá o seu token?
  • Por que razão realizar uma ICO?

Em alguns aspetos uma ICO é semelhante a uma IPO (Oferta Pública Inicial), momento em que uma empresa oferece ações suas ao público em geral pela primeira vez. No entanto, existem algumas diferenças-chave entre ambas. A principal de todas: ao investir em uma IPO adquire uma parte da empresa em si — e com uma ICO não.

Mas há mais. Há muito mais flexibilidade com uma ICO e o que vender, enquanto empreendedor, ao público poderá variar grandemente consoante o token. E ao contrário do verificado com as IPO, existe atualmente muito pouca regulamentação para as ICO e quanto ao que é obrigado a fazer.

A própria designação, ICO, é na verdade pouco apropriada. «Evento de Distribuição de Tokens» ou «Crowdfunding de Tokens» seria uma forma muito mais adequada de descrever uma ICO.

Saiba no que se está envolvendo: a maioria das ICO falha

Embora já se tenham registrado algumas grandes ICO também existem péssimos exemplos. Infelizmente, muitas ICO não passam de lixo — e mesmo parte das boas irá falhar, nomeadamente no alcance dos seus objetivos de financiamento. É a previsão de Vitalik Buterin, cocriador da Ethereum.

Quando o afirmou se referia a um novo projeto como um todo, não apenas a ICO em si. Ou seja, pode realizar uma ICO «bem-sucedida», ter uma grande equipe e grande tecnologia, mas acabar por não ser bem-sucedido no que se propõe fazer.

Se considerar se as ICO atingem os seus objetivos de financiamento concluirá que a maioria também falha aí. O número de ICO que ficou aquém das suas metas aumentou de apenas 7% em junho de 2017 para 66% em setembro do mesmo ano.

Assim, insistimos: será uma ICO a solução para você e para a sua empresa?

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar