Como funcionam as «opções sobre criptomoedas»
Página principal Tutoriais, Investimento em criptomoedas, Criptomoedas
Tema do momento
6 de Dezembro de 2018

Muitos investidores, mesmo os mais ativos no ecossistema das criptomoedas, desconhecem que existem «opções sobre criptomoedas». Porém, existem mesmo — e podem surgir como uma boa forma de aceder ao potencial deste setor com alguma proteção estratégica frente a possível risco. Interessado? Confira o que precisa de saber sobre esta hipótese de investimento.

Mecanicamente falando as opções sobre criptomoedas (ou «opções de criptomoedas») funcionam como as opções de investimento sobre qualquer outro segmento do mercado.

A principal diferença se prende com a relativa ausência de regulamentação das criptomoedas — o que conduz a que várias instituições financeiras líderes ainda encarem as criptomoedas como algo instável. Como resultado, a negociação de criptomoedas (e de opções sobre criptomoedas) ainda não é considerada uma forma de investimento convencional.

Porém, apesar disso, as opções sobre criptomoedas existem efetivamente — e oferecem aos investidores uma nova e potencialmente útil forma de entrar neste setor.

Os benefícios da negociação de opções

As opções sobre criptomoedas concedem aos investidores a capacidade de comprar ou vender criptomoedas a um preço pré-definido dentro de um período de tempo específico. As opções sobre criptomoedas não exigem que o investidor compre ou venda a criptomoeda. Em vez disso, lhe dão a possibilidade de comprar ou de vender antes do prazo se assim o desejar.

Em arenas financeiras tradicionais os investidores usam as opções para alcançarem potenciais ganhos significativos, limitando parte do risco dos investimentos. Basicamente, esperam que o preço pré-determinado do ativo suba ou caia antes do prazo definido de uma forma que permita gerar lucro rapidamente — se encontrando bloqueados ao preço pré-definido, que limita o risco.

Como funciona a negociação de opções

A negociação de opções sobre criptomoedas é diferente da negociação regular de criptomoedas. Quando negoceia criptomoedas compra e vende tokens quando quiser — esperando vendê-los a um preço superior ao valor pago. Porém, com as opções lida com um período de tempo específico e com um preço de compra ou venda pré-determinado.

Consoante o seu investimento, espera ver o valor de mercado da sua criptomoeda subir ou cair em relação ao preço pré-determinado. E precisa que tal aconteça antes do prazo definido.

Os principais conceitos deste tipo de investimento

Agora que sabe o básico vamos aprofundar um pouco mais. Confira os conceitos mais importantes deste tipo de investimento.

Call options (opções de compra)

Uma call option (opção de compra) lhe dá o direito de comprar a criptomoeda ao preço pré-determinado antes do prazo limite definido.

Com uma call option os investidores esperam que a criptomoeda aumente de valor antes do vencimento do prazo. Se tal acontecer, podem comprá-la ao preço pré-determinado (que será inferior ao preço de mercado no momento) e vendê-la de imediato ao preço mais elevado listado em uma plataforma de câmbio de criptomoedas.

Put options (opções de venda)

Em contraste, uma put option (opção de venda) concede o direito de vender uma criptomoeda ao preço pré-determinado antes do prazo limite definido.

Nesta estrutura, o investidor espera que o valor da criptomoeda caia antes do vencimento do prazo. Se cair, será capaz de vender a sua criptomoeda a um preço mais elevado do que o atual preço de mercado, ganhando lucro imediato.

O futuro das opções sobre criptomoedas

Algumas plataformas de câmbio de criptomoedas já oferecem opções sobre criptomoedas. Porém, ainda estamos nos primeiros dias desta opção de investimento. À medida que as criptomoedas forem ganhando legitimidade junto de instituições financeiras convencionais e influentes, como a Goldman Sachs, as opções sobre criptomoedas se tornarão mais disponíveis e comuns para os investidores.

Fonte: Blocklr

Leia também:
Por favor, descreva o erro
Fechar